Coleção CAC - Coleção de Celeste Alves da Costa

Zona de identificação

Código de referência

PT UCP/CEHR CAC

Título

Coleção de Celeste Alves da Costa

Data(s)

  • 1966-07-[?] - 1969-10-[?] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

155 docs.; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1923-3-4 - 2013-12-3)

História biográfica

Celeste Alves da Costa nasceu a 4 de março de 1923. Exerceu atividade profissional como professora. Faleceu a 3 de dezembro de 2013.

História do arquivo

Documentação doada por Celeste Alves da Costa em julho de 2010 ao Centro de Estudos de História Religiosa, por intermédio de D. Carlos A. Moreira Azevedo.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação homogénea produzida por Celeste Alves da Costa enquanto dirigente da Juventude Católica Feminina na diocese do Porto e a nível nacional, e enquanto membro da Federação Mundial da Juventude Católica. Contém quatro pastas com correspondência, documentos de trabalho, referentes a atividades internas e preparação de encontros e congressos, relatórios, folhetos, recortes de jornais, maioritariamente produzidos entre os anos de 1961 e 1969. De documentação avulsa existem convocatórias, correspondência, folhetos, brochuras relativas a viagens, peregrinações e encontros, atas, dados estatísticos e financeiros referentes a publicações dos organismos, programas de reuniões e apontamentos de sessões. Revistas "Vita Nova" e "Vida e Alegria" e o "Boletim de Informação".

Avaliação, seleção e eliminação

Não se verificaram ações intencionais de avaliação, seleção ou eliminação de documentos.

Incorporações

O arquivo está aberto a novos ingressos documentais, desde que diretamente relacionados e produzidos por Celeste Alves da Costa. O seu ingresso será feito através de guia de remessa, com a devida contratação por escrito.

Sistema de arranjo

Cronológico.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Este arquivo possui o estatuto legal de arquivo privado – arquivo reunido por uma entidade privada, com documentação de origem privada. A este tipo de arquivos aplicam-se as disposições que dizem respeito aos direitos de personalidade dos art.ºs 70.º a 81.º do Código Civil (Decreto-Lei n.º 47344/1966, de 25 de novembro - atualizado até à Lei n.º 82/2014 de 30 de dezembro). O n.º 1 do art.º 80 deste diploma determina que “Todos devem guardar reserva quanto à intimidade da vida privada de outrem”. Aos documentos confidenciais ou que se refiram à intimidade da vida privada, e que estejam na posse de terceiros, aplicam-se os preceitos dos art.ºs 71.º e 76.º, pelos quais os documentos só podem ser utilizados e/ou publicados com o consentimento do seu autor, ou, depois da morte deste, pelo “cônjuge sobrevivo ou qualquer descendente, ascendente, irmão, sobrinho ou herdeiro do falecido” (nº 2; art.º. 71º). No caso de documentos não confidenciais, o depositário “só pode usar deles em termos que não contrariem a expectativa do autor” (art.º 78º). Não são aplicáveis as restrições de comunicabilidade impostas no art.º 17º da Lei Geral de Arquivos - Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de janeiro.

Condiçoes de reprodução

A reprodução dos documentos, independentemente da técnica utilizada, está sujeita ao estado de conservação dos mesmos e à boa justificação dos fins a que se destina.

Idioma do material

  • francês
  • holandês
  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    A documentação encontra-se em estado razoável de conservação. De um modo geral a leitura dos documentos não está comprometida.

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    A restante parte do arquivo pessoal de Celeste Alves da Costa, que é a de maior extensão, foi legada à sua sobrinha Joana Tavares.

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    12 de março de 2015

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Patrícia Matias Pereira.

        Área de ingresso