Item 0002 - Antiphonarium Romanum de Tempore et Sanctis, ad normam Breuiarii ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. Pontificis Maximi issu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII auctoritate recogniti.

Open original Digital object

Identity area

Reference code

PT/ICPRT/IC/D/045/0002

Title

Antiphonarium Romanum de Tempore et Sanctis, ad normam Breuiarii ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. Pontificis Maximi issu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII auctoritate recogniti.

Date(s)

  • 1746-00-00 (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

1 livro; 478, lxxvii, 99 p.; 48 x 35 x 11 (cm)

Context area

Name of creator

Biographical history

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Livro impresso com notação musical. Frontispício. e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho. Publicação: Venetiis [Veneza], MDCCXLVI [1746]: ex Typographia Balleoniana. Marca tipográfica no rosto: Águia bicéfala coroada, na base as iniciais BA, assinada "Zanchi In. [et] Suor Isabella Piccini scl. Este livro contém as seguintes partes: Antiphonarium Proprium Sanctorum – 341 p.; Commune Sanctorum In Natali Apostolorum, & Euangelistarum ad vesperas, Anthiphona - i p.; Officia Sanctorum – lxi p.; Antiphonarium De Sanctis– 1 p.

Paolo Baglioni (1632-1716), impressor, Antonio Zanchi (1631-1722), gravador e Isabella Piccini (1644-1734), gravadora.

O Antiphonarium De Sanctis tem o seguinte título: Antiphonarium De Sanctis trium ordinum Sancti Patris Francisci ad normam Breviarii Romani ex Decreto Sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V Pontificis maximi jussu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII. auctoritate recogniti. In quo, aliás, nunc postremó additae sunt Antiphonae, quae nuperrimè per Summos Pontifices eidem Ordini fuere concessae. Publicado: Venetiis [Veneza], MDCCXXX [1730], ex Typographia Balleoniana. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Latin

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Pastas e lombada esfoladas. Muitas manchas de humidade.
Encadernado em pastas de madeira cobertas em pele com tarjas decorativas e no centro figuras geométricas gravadas a ferros secos e 5 brochos e fechos de metal (falta o fecho de metal inferior, restando apenas uma parte); lombada a 6 nervos e 7 casas, entrenervos com friso decorativo gravado a ferros secos. Corte vermelho.
Página 288 com muitas manchas de humidade afetando a correta leitura da música. Página 424 encontra-se rasgado, não afetando a leitura. Páginas xix à xxix em muito mau estado de conservação, não afetando assim a leitura da música.

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Título completo: Antiphonarium Romanum de Tempore et Sanctis, ad normam Breuiarii ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. Pontificis Maximi issu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII auctoritate recogniti. Complectens omnia Ecclesiae universae ad Divinum Officium in choro modulandum necessaria, suis locis ordinatim disposita quibus denuò accesserunt Antiphonae, quae nouissimé Summorum Pontificum Decreto prodiere. Editio omnium optima ab innumeris ferè, qui in superiores editiones, in Musicen praecipuè, irrepserant, erroribus expurgata; ac non modico labore, & diligentia pristino candori restituta

Assinaturas:: A-Z // 8, Aa-Hh // 8; A-F // 8.

Note

A numeração das páginas é feita em numeração árabe 1 – 478, numeração romana i – lxxvii, e numeração árabe [1] – 99.
Neste livro conservam-se em muito mau estado 3 fitas de seda azul, verde e vermelha – 313, ii, xxi p.
Existem ao longo do livro rasgões, que foram restaurados com recurso a pequenos retângulos de papel com cola: 16, 21-24, 25, 26, 71-74, 83, 84, 91, 92, 100, 115, 116, 145, 146, 155, 156, 165, 166, 173, 174, 193, 194, 205, 209-212, 221, 230-236, 257, 259, 261-268, 270-272, 287, 293, 300, 303-305, 311, 312, 321, 322, 325, 326, 329-332, 349, 353-356, 359, 368, 369, 373-375, 385-389, 398-401, 409, 411-414, 417, 421-425, 427, 430-435, 439-452, 459, 461, 464-466, 476-478; i-v, vii-xviii, xix-xxix, xxxi, xxxvii-xl, lxvii-lxviii; 17-19, 21-23, 27-29, 93, 94, 97, 98, 99 p.
Erro de paginação não afetando a contagem, na página 1 do Antiphonarium De Sanctis está escrito 13, sendo a que numeração a seguir está correta. Existem notações posteriores a lápis.

Note

Cota: 01807

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Revised

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

06/06/2022

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

Descrição arquivística realizada por: Francisco Cymbron Cabral.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places