Descrição

O projeto Portugaliae Monumenta Misericordiarum resultou de um protocolo entre o Centro de Estudos de História Religiosa, a União das Misericórdias Portuguesas e a Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 anos das Misericórdias, celebrado a 2 de novembro de 2000, com vista à recolha, compilação e edição de documentação relevante e à produção de estudos sobre a História das Misericórdias, numa coleção de dez volumes.

A execução do projeto iniciou-se em 2001, através da constituição de uma Comissão Científica, presidida pelo Prof. José Pedro Paiva e integrada por outros especialistas, e da planificação geral dos trabalhos e da coleção. O primeiro volume da coleção foi publicado em 2002, continuando a publicar-se desde então, numa média aproximada de um volume por ano até ao volume 9. A investigação encerrou em 2013, com a conclusão do 10º volume e de um volume final de índices, que aguardam impressão.

Este projeto de investigação e de edição de fontes resultou num contributo muito significativo para o alargamento e a renovação do conhecimento histórico do papel das Misericórdias, valorizando a sua memória e oferecendo um instrumento ímpar para a investigação futura sobre a identidade e a ação destas instituições.

O Centro de Estudos de História Religiosa foi o editor científico desta coleção, enquanto a União das Misericórdias Portuguesas foi o seu editor comercial.

Em termos globais, a coleção publica um conjunto de:
- 12 tomos físicos (10 volumes, dos quais o 9º em dois tomos, e um volume de índices)
- 6.946 páginas
- 2.813 documentos
- 16 textos de investigação e outros recursos

A coleção encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas púbicas e universitárias de referência, para venda direta por parte da União das Misericórdias Portuguesas, bem como para download em versão pdf através do Repositório Institucional da UCP, aqui.

Este projeto foi financiado pelas seguintes instituições:
União das Misericórdias Portuguesas
Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 anos das Misericórdias
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Fundação Montepio Geral
Montepio

O Projeto está ainda grato pelo apoio concedido por parte de dezenas de arquivos e bibliotecas, e das centenas de Misericórdias visitadas pelos investigadores devidamente referenciados nos volumes da coleção.