Descrição

O projeto tem como objetivo criar e divulgar conhecimento acerca das dinâmicas de missionação no Estado da Índia através do estudo da presença dos franciscanos portugueses na Ásia, entendida na sua ampla dimensão religiosa e cultural, desde o séc. XVI, quando se começa a consolidar a presença portuguesa no espaço asiático, até 1834, ano da extinção das ordens religiosas. Pretende-se articular a dimensão patrimonial desta presença, pelo reconhecimento e cartografia dos espaços e estruturas com ela associados, e a dimensão humana, pela reconstituição dos percursos biobibliográficos dos seus agentes, tanto de franciscanos, nos seus diversos ramos, como de clarissas.

Integra-se noutro projeto, mais vasto, sobre a identificação dos franciscanos portugueses no mundo. Serão produzidos estudos e iniciativas associadas. A divulgação dos resultados permitirá entender melhor os contextos políticos e sócio culturais portugueses e asiáticos entre os sécs. XVI-XIX.

O projeto é institucionalmente acolhido e desenvolvido pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, através de uma equipa de investigadores deste Centro. Dentro da estrutura de investigação do Centro, este projeto enquadra-se na Linha Temática de Investigação “Formas de vida religiosa, identidades e pertenças”, no Grupo de Trabalho “Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas”.

 

 

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian, através do programa de apoio a projetos de investigação no domínio da Língua e Cultura Portuguesas - abril de 2017

Fundação Oriente, através do apoio à missão de dois investigadores da equipa a Goa em maio/junho de 2018.