Fundo PSPR - 03. Padre Sebastião Pinto da Rocha

Zona de identificação

Código de referência

PT SCR PSPR

Título

03. Padre Sebastião Pinto da Rocha

Data(s)

  • 1935-1964 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

3 cx, 0,60 m.l.
Vidro e cartolina.

Zona do contexto

Nome do produtor

Sebastião Pinto da Rocha (1884-04-30 - 1976-01-29)

História biográfica

O P. Sebastião Pinto da Rocha, S.I. nasceu na freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, a 30 de abril de 1884 e faleceu em Lisboa a 29 de janeiro de 1976, primeiro de nove irmãos, um deles foi Maria da Conceição Pinto da Rocha nascida a 16 de dezembro de 1889, falecida a 2 de outubro de 1958, fundadora das “Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa Face”. A entrega total de sua irmã à obra da Reparação Expiadora mostra o ambiente de espiritualidade em que foi educado o P. Sebastião, o que contribuiu para cedo sentir uma forte vocação, que o levou a ser ordenado sacerdote em Braga a 24 de setembro de 1906. A 12 de setembro de 1911 foi preso e mandado para o Aljube do Porto, onde permaneceu três meses até fugir para Espanha em 28 de dezembro do mesmo ano, juntamente com outros sacerdotes e leigos. Conforme tinha decidido durante o tempo de prisão, entrou para a Companhia de Jesus, iniciando o noviciado a 12 de setembro de 1912 em Alsemberg, na Bélgica.
Em 1921, depois de terminada a formação intelectual e espiritual na Companhia, foi para Pontevedra, na Galiza, como redator de O Mensageiro do Coração de Jesus, que nessa altura saía com o nome de O Apóstolo. Quando a revista se voltou a publicar com o seu verdadeiro nome, depois de 1926, o P. Sebastião veio para a Póvoa de Varzim com o cargo de diretor da mesma. Em 1932 fixou-se em Lisboa, onde, durante mais de 40 anos, exerceu o cargo de Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, dedicando-se especialmente à secção das Crianças – a “Cruzada Eucarística”. Foi também exímio organizador dos Congressos Nacionais do Apostolado da Oração de 1930,em Braga, e de 1945, no Porto, e do Congresso Diocesano de Lisboa de 1936, durante o qual o cardeal-patriarca lançou publicamente a ideia do Monumento ao Divino Coração de Cristo Rei, sendo esta a obra pela qual ficou mais conhecido. Dedicou-se ainda com grande empenho à causa da canonização do Beato Nuno Álvares Pereira. Além de ter escrito todas as circulares emitidas pelo Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei e de ter escrito a maior parte dos artigos publicados no jornal O Monumento, publicou também as seguintes obras:

  • ROCHA, P. Sebastião Pinto da – A vida íntima, religiosa e de família de Paiva Couceiro. In In Memoriam de Paiva Couceiro. Lisboa [1946]
  • [ROCHA, P. Sebastião Pinto da] – A devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Braga: Mensageiro do Coração de Jesus, 1959.
  • [ROCHA, P. Sebastião Pinto da] – Monumento Nacional a Cristo Rei: memória histórica. Lisboa: Secretariado Nacional do Monumento, 1965.
  • [ROCHA, P. Sebastião Pinto da] – A reparação expiadora. Autobiografia e outros escritos de uma alma vítima. Lisboa, 1967.

Entidade detentora

História do arquivo

A Documentação que integra este fundo terá vindo para o Santuário misturada com a documentação do Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei, quando esta foi transferida da Igreja de S. Nicolau.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação é constituída por fotografias em suporte de vidro relativas ao Apostolado da Oração e por um conjunto de postais e pagelas de santos e beatos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

O fundo integra duas séries arquivísticas: PT-SCR-PSPR/01 - Reportagens fotográficas; PT-SCR-PSPR/02 - Registos e postais de santos e beatos.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Relação completiva: ARQUIVO HISTÓRICO DA PROVÍNCIA PORTUGUESA DA COMPANHIA DE JESUS. Lisboa. Colégio de S. João de Brito. Espólio do P. Sebastião Pinto da Rocha.
Relação complementar: ARQUIVO HISTÓRICO DO PATRIARCADO DE LISBOA: Fundo Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Correspondência. Cartas do P. Sebastião Pinto ao cardeal Cerejeira.

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada com base nas fontes e bibliografia referidas no final deste instrumento.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Locais relacionados