Unidade de instalação 031 - Ordens de receita e de despesa da irmandade

Código de referência

PT PSN ISSNC/A/B/04/01/031

Ordens de receita e de despesa da irmandade

Data(s)

• 1921-07-01 - 1930-06-30 (Produção)

Nível de descrição

Unidade de instalação

Dimensão e suporte

4 mç. (22 x 18 cm); papel

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Ordens de receita ou verbas do cofre da caridade relativas aos anos económicos de 1921-1922-1922-1923; 1925-1926; 1929-1930 (provenientes de donativos mensais de empresas: Gilman, Lda. e E. A. Rodrigues e C.ª; de Raul Gilman e Herbert Gilbert, na qualidade de diretores das escolas e em representação da Fábrica de Loiça de Sacavém, para a melhoraria dos vencimentos dos professores; de dividendos recebidos do Banco de Portugal relativos ao primeiro semestre em títulos de ações do mesmo banco; do donativo anual da Comissão Executiva das Cantinas para a cantina escolar; do donativo do Governador Civil para a cantina escolar; dos juros nominais em inscrições da Junta do Crédito Público; do valor recebido do cofre do culto pela redução dos encargos pios das capelas que a irmandade administra, conforme a sentença de 8 de agosto de 1868; da venda de ações da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado); e de despesa (com a canalização de água da cantina escolar; subsídios mensais pecuniários distribuídos aos pobres; medicamentos fornecidos mensalmente a paroquianos pobres; impressos para a cantina escolar; impressão de ordens de pagamento; consumo mensal de eletricidade e água nas escolas; vencimentos e subvenções (com o médico, professores, escriturário, contínuo, andador, porteira, etc.); funerais de irmãos pobres e paroquianos; limpeza e reparações no jazigo de António de Almeida e Silva a cargo da irmandade; esmolas distribuídas a irmãos e viúvas de irmãos pobres por ocasião da Festa da Nossa Senhora da Caridade e no domingo de Páscoa; lenha para a cantina escolar; obras e consertos nas escolas; compra de víveres para a cantina escolar; lavagem da roupa e limpeza das escolas; livros de matrículas; anúncios de esmolas relacionadas com encargos de legados, entre outras). As ordens de receita estão assinadas pelo 2.º escrivão e pelo 2.º tesoureiro e as de despesas pelo juiz e pelo 2.º escrivão.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Cronológico

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Sistema de escrita do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Notas ao Título: Tít. atribuído.

Nota

Notas ao Sistema de Organização: Existem falhas na ordenação cronológica dos documentos.

Nota

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam encarquilhamento, sujidade, pequenos rasgos e foxing.

Identificador(es) alternativo(s)

cota

AISSN/Cx192/001

Pontos de acesso