Subfonds CSFN - Congregação de São Filipe Néri

Livro de recibo e despeza desta Congregação [de São Filipe Néri]. Anno de 1666. Receita e Despeza Termos dos Irmãos – São Fillippe Neri na Graça, e Congregaçam Termos São Fillippe na Graça Irmandade de São Filippe Neri São Fillippe Eleiçõis, receita e despeza

Identity area

Reference code

PT ICPRT IC/CSFN

Title

Congregação de São Filipe Néri

Date(s)

  • 1666-00-00 a 1707-05-30 (Creation)

Level of description

Subfonds

Extent and medium

5 itens (3 brochuras; 2 livros); c. 0,08 (m/l)

Context area

Name of creator

([1666-00-00] a 1707-00-00)

Administrative history

No século XVII, a cidade do Porto contava com três Irmandades fundadas com o intuito de socorrer os clérigos seculares, nas vertentes espiritual e material: a Confraria dos Clérigos Pobres de Nossa Senhora da Misericórdia, a Confraria dos Clérigos de São Pedro ad Vincula e a Congregação de São Filipe Néri.
A Congregação de São Filipe Néri, instituída por um conjunto de religiosos, visava o serviço a Deus e a São Filipe Néri, o socorro das almas do Purgatório e a salvação das almas e enterro dos corpos dos Irmãos.
Sediada, em Janeiro de 1666, na Igreja de Nossa Senhora da Graça dos Meninos Órfãos do Porto, transferiu-se, em Julho de 1670, para a Igreja de Santo António da Porta de Carros e, em Junho de 1688, para o templo da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Em 1666, o funcionamento da Confraria já era regido por deliberações estatutárias. No entanto, não localizamos, até ao momento, esta regra, que permitiria traçar a estrutura orgânico-funcional desta instituição. Em alternativa, reconstituímos o quadro directivo da Irmandade com base nos assentos das eleições. No topo administrativo, encontrava-se a Mesa, constituída por um Presidente e quadro deputados. O Terceiro Deputado desempenhava as tarefas adstritas ao Escrivão. O Zelador-Mor, o Tesoureiro e os Enfermeiros (em número de dois) auxiliavam a Mesa nas tarefas de gestão e assistência.
Na primeira metade do século XVIII, os membros das três Confrarias de clérigos concluíram que seria benéfica a união numa só instituição: a Irmandade dos Clérigos do Porto. A elaboração de novos estatutos ditou o fim da separação até então vigente.
Com a união das Irmandades, em 1707, a documentação produzida no âmbito do funcionamento desta confraria foi introduzida no arquivo da Irmandade dos Clérigos do Porto. Da actividade desta Confraria, restou um volume documental reduzido, mas que contempla assentos das Mesas; registos de decisões administrativas; assentos de eleições; termos de aceitação/ admissão de Irmãos; assentos de composição com os ausentes; róis de Irmãos vivos e falecidos; termos de óbito dos membros; inventários da fábrica; termos de entrega dos bens da Congregação e registos de receitas e despesas.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Título formal.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

ICPRT – Livro de recibo e despeza desta Congregação [de São Filipe Néri]. Anno de 1666. Receita e Despeza. (PT ICPRT IC/CSFN/0005); ICPRT – Termos dos Irmãos – São Fillippe Neri na Graça, e Congregaçam. (PT ICPRT IC/CSFN/0006); ICPRT – Termos São Fillippe na Graça. (PT ICPRT IC/CSFN/0007); ICPRT – Irmandade de São Filippe Neri. (PT ICPRT IC/CSFN/0008); ICPRT – São Fillippe Eleiçõis, receita e despeza. (PT ICPRT IC/CSFN/0009); ICPRT – Estatutos da Irmandade. (PT ICPRT IC/A/026/0001) e AHSCMP – Livro 4.º de Lembranças. (AHSCMP, D, Banco 8, N.º 6).

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places