Fundo MGVS - 04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa

Zona de identificação

Código de referência

PT SCR MGVS

Título

04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa

Data(s)

  • 1899-1961 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

1 cx, 0,18 m.l.
Papel cartolina

Zona do contexto

Nome do produtor

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa (1899-04 - 1961-01-18)

História biográfica

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa (Santos-o-Velho, Lisboa, 04-03-1899 - Lisboa, 18-01-1961). Era irmã mais nova do 2º Marquês de Santa Iria e a sua irmã – Constança de Vasconcelos e Sousa, casou com o Arq. António Lino. Desde cedo colaborou com grande entrega no Secretariado do Apostolado da Oração e na altura em que foi criado o Secretariado do Monumento manteve as funções anteriores.
Dedicou-se com grande energia e fervor a esta nova obra, exercendo as funções correspondentes a secretária da Direcção, Chefe de Secretaria e Tesoureira. A sua dedicação e competência originaram um sistema arquivístico de grande qualidade. Todos os anos no início das férias apresentava pessoalmente ao cardeal Cerejeira os livros de registo do caixa, acompanhava o P. Sebastião em viagens pelo país e substituía-o quando estava ausente ou durante as férias, nomeadamente indo a Fátima entregar documentos para serem apreciados nas reuniões e retiros do Episcopado Português.
Pertenceu à Irmandade de Nossa Senhora da Saúde, foi profundamente devota do Coração de Jesus e muito próxima das Filhas de Maria Imaculada e das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo.
Sempre desejou entrar para uma congregação religiosa, pensando fazê-lo naquela que seria fundada pela irmã do P. Sebastião, tendo para isso participado numa reunião numa casa em Almada no mês de Agosto de 1959, juntamente com o P. Sebastião, D. Maria de Jesus Atalaya, D. Piedade e D. Maria Romeira, futura geral do Instituto das Irmãs Missionárias Reparadoras da Santa Face. No entanto tal não foi possível, devido, por um lado, à demora na concretização da nova fundação (só foi reconhecida em 22 de Agosto de 1965) e, por outro lado, aos seus problemas de saúde, tendo já sido submetida a uma delicada intervenção cirúrgica em Janeiro de 1950, acabou por falecer repentinamente em Janeiro de 1961.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

O fundo integra vários documentos simples e compostos ordenados por ordem cronológica. A documentação estava acondicionada numa caixa --- em que se misturavam documentos de D. Maria Guilhermina e D. Maria de Jesus. A atual descrição trata dos documentos cuja proveniência foi identificada sem dúvida nenhuma. Entretanto a recolha de informações para aprofundar o conhecimento das biografias das produtoras virá a possibilitar a identificação e atribuição de proveniência a outros documentos.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada com base nas fontes e bibliografia referidas nas páginas: 121 a 124, nomeadamente: Cartas do P. Sebastião ao cardeal-patriarca, O Monumento, Notícias do Santuário e o site Geneall.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Locais relacionados