Fundo MJA - 07. Maria de Jesus Atalaya

Zona de identificação

Código de referência

PT SCR MJA

Título

07. Maria de Jesus Atalaya

Data(s)

  • 1936-1998 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

2 maços acondicionados numa caixa, 0,40 ml. Papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Maria de Jesus Salema Manuel Atalaya (1905-05-17 - 2005-02-17)

História biográfica

Maria de Jesus Atalaya nasceu em Portalegre em 17 de maio de 1905 e faleceu em Lisboa a 17 de fevereiro de 2005, depois de prolongada doença. Em Santarém foi desde sempre muito dedicada ao serviço da Igreja, exercendo funções no Secretariado da Paróquia de Marvila, como catequista, presidente do Apostolado da Oração e da Cruzada Eucarística. Esta dedicação foi reconhecida pelo cardeal Cerejeira, com quem falava muitas vezes e que a chamou para o serviço do Santuário. Entre 1960 a 1993, teve naquele contexto a seu cargo a administração da capela elaborando os registos contabilísticos e organizando o arquivo. Dedicou-se ao acolhimento e assistência aos peregrinos, ao apoio a celebrações litúrgicas e à animação das devoções ao Sagrado Coração de Jesus. Foi presidente, secretária e tesoureira do Centro do Apostolado da Oração no Santuário (1960-1993). Por sua iniciativa constituiu uma biblioteca, com empréstimo domiciliário, para uso dos fiéis, com os seus próprios livros e outros oferecidos por diversas pessoas. Os livros foram catalogados, cotados e munidos de capas plásticas. Viveu em Almada na Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 16, 1º Dir.
Na ausência de capelães ao serviço do Santuário por vários períodos e com os reitores acumulando funções no Seminário de S. Paulo, a sua ação foi muito importante para manter viva a espiritualidade própria do Santuário e o acolhimento aos peregrinos.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação é constituída por pagelas e folhetos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

O fundo integra duas séries arquivísticas: PT-SCR/MJA/01 – Pagelas e folhetos; PT-SCR/MJA/02 – Convites. A documentação estava acondicionada numa caixa em que se misturavam documentos de D. Maria de Jesus e de D. Maria Guilhermina. A atual descrição trata dos documentos cuja proveniência foi identificada sem dúvida nenhuma. Entretanto a recolha de informações para aprofundar o conhecimento das biografias das produtoras virá a possibilitar a identificação e atribuição de proveniência a outros documentos.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Relação Paralela: PT-SCR/SNMCR - Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei. PT-SCR/CAOSCR – Centro do Apostolado da Oração do Santuário de Cristo Rei.

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

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