Unidade de instalação 010 - Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Inventário

PT PSN ISSNC/A/A/09/010

• 1911-02-14 - 1923-04-01 (Produção)

Unidade de instalação

1 liv., 100 fl. ([1], 99) (33 x 23,5 x 3 cm); papel

Livro do inventário e avaliação dos paramentos, alfaias, pratas e edifício pertencente à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. No verso do fólio 99 encontra-se o índice do inventário: inventário geral (fl. 1 a 58); inventário dos objetos requisitados para o museu (fl. 59 a 61); inventário dos objetos em mau estado de conservação (fl. 62 a 64); inventário das escolas (fl. 67 ao 69); inventário dos papéis de crédito do Cofre da Caridade (fl. 72-73) e inventário dos papéis de crédito do Cofre do Culto (fl. 76-77); notas sobre a conversão de certificados em um só título de Dívida e retirada de um título de um determinado valor para acorrer às despesas a fazer com a instalação elétrica da igreja (fl. 78). Alguns fólios não coincidem com o índice.
Dentro do livro encontram-se alguns documentos avulsos: uma pasta com cópia do inventário elaborado em janeiro de 1911 (48 fls.), sendo que inclui uma relação da avaliação dos objetos de prata e ouro efetuada em 14 de janeiro de 1899 pelo avaliador Francisco José Tavares. O documento tem data de 9 de março de 1911; um inventário dos armários 1 a 17 (13 fls.); meias folhas (14 meias folhas soltas) com apontamentos manuscritos a lápis com o inventário do que existe na escada; no armário do centro da Sala n.º 2; sob os armários n.º 6 a 8; nos frontaleiros n.º 22 a n.º 25; e na sala n.º 1; uma relação relativa à escola e à igreja com itens para dar baixa e outros para acrescentar; uma relação dos objetos de prata guardados no cofre. Inclui ainda cinco impressos de ordens de pagamento por preencher da corporação fabriqueira paroquial de São Nicolau.

Notas ao Título: Tít. formal.

Notas ao Sistema de Organização: O Livro contém uma etiqueta aposta na lombada com o número [1?]4.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns fólios apresentam foxing, sujidade, encarquilhamento e dobras.

Notas à Cota: Cota antiga: APSN-SM9Inv.Irm.P.SS.

AISSN/Liv.253