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Descrição arquivística
PT SCR FSCR/B/A/07 · Série · 1957 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Correspondência com a Câmara Municipal de Almada sobre aspetos técnicos e legais das obras nos terrenos do Santuário; correspondência com a Rádio Renascença e a Emissora Nacional solicitando a cobertura da inauguração e de outras cerimónias; correspondência com a Junta de Freguesia do Pragal, a PSP - Secção de Almada, a Cruz Vermelha Portuguesa e com a Rádio Voz de Almada (onde o Santuário teve uma participação financeira); convocatórias dos cooperantes e procuração credencial dos Serviços Administrativos do Patriarcado; correspondência com a Nova Almada Velha - Agência de Desenvolvimento Local (o Santuário foi sócio fundador) integrando projeto de estatutos, convocatórias para reuniões, a escritura de constituição da Associação, protocolo de colaboração e documentos relativos ao planeamento urbano; correspondência com a Biblioteca Nacional acerca do jornal O Monumento; com a TVI tratando de um projeto de novas instalações e com o Instituto da Comunicação Social. Inclui também um questionário da Direção Geral de Turismo e o contrato de utilização precária de 1500 m2 dos terrenos do Santuário para uso da firma DSD - Dilinger Stahlbau Gmbh concessionária da empreitada de instalação do caminho-de-ferro na ponte sobre o Tejo.

02. Santuário de Cristo Rei
PT SCR FSCR · Fundo · 1957 -

A documentação, relativa aos atos de culto de adoração e louvor ao Coração de Jesus Cristo Rei do Universo e à administração patrimonial e financeira do Santuário, é composta por registos dos sacerdotes que celebraram missa, registos de atos de culto, assentos de batismo e de casamento. A documentação relativa à administração do santuário integra: decretos; provisões; certidões; legislação civil; correspondência; folhas de vencimentos; registos de assiduidade; o processo do concurso para a escolha do Plano Geral de Desenvolvimento dos terrenos do Santuário; peças escritas e desenhadas de projetos de construção de edifícios; bilhetes do elevador; registos de controlo da venda de bilhetes; documentos de despesa; registos de despesas e receitas; contas e relatórios anuais.

Santuário de Cristo Rei
Reitoria
PT SCR FSCR/B · Secção · 1957 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto documental relativo ao exercício do poder de governo do reitor, estruturado em cinco subsecções. O Decreto de Ereção Canónica, de 27 de maio de 1957, define três delas, sendo posteriormente necessário autonomizar uma outra relativa aos assuntos da administração do pessoal, ultimamente, devido ao novo enquadramento da concordata de 18 de maio de 2004, foi criada uma nova subsecção que integra a documentação produzida segundo as respetivas disposições. Assim, a primeira subsecção reúne os atos de administração geral, a segunda a administração do pessoal, a terceira as questões patrimoniais, a manutenção do Monumento e a construção de novas instalações, a quarta é consagrada à administração económica até 2004 e a quinta trata igualmente da administração económica, conforme as normas da Concordata de 2004.

Administração Geral
PT SCR FSCR/B/A · Subsecção · 1957 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Nesta subsecção reúne-se a documentação que trata da administração do Santuário a um nível mais geral e que é da responsabilidade direta do reitor, tal como as relações com o ordinário do lugar, a apresentação de contas, as relações com outras entidades da Igreja, do Estado e da sociedade civil e a elaboração de regulamentos internos.

Legislação e regulamentos
PT SCR FSCR/B/A/01 · Série · 1957 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto documental constituído por escritos, provisões, decretos, cartas e certidões, emanados da Santa Sé, do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal. Integra os decretos determinando a Ereção Canónica do Santuário (26 de maio de 1957, cópia) concedendo autorização para a exposição do Santíssimo, a carta agradecendo a colaboração de padres que deixam as funções, decretos e provisões nomeando os reitores, a Comissão Administrativa, o Gabinete Técnico e o Conselho Económico. Inclui também o Decreto da Penitenciaria Apostólica (Roma, 18 de janeiro de 2013) concedendo indulgência plenária aos peregrinos do Santuário. Integra ainda o Manual administrativo e financeiro da diocese. Os diplomas por vezes têm junto anexos tais como estudos sobre a aplicação da Concordata de 2004, palavras pronunciadas pelo quarto reitor na cerimónia de tomada de posse e os curricula de membros dos órgãos consultivos e de apoio técnico.

Relatórios e contas
PT SCR FSCR/B/A/03 · Série · 1959 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto de relatórios e contas anuais, elaborados pelo funcionário responsável pelo sector financeiro e aprovados pelo reitor, para serem remetidos ao ordinário do lugar conforme o disposto no parágrafo nº 1 do Cânone 1523 do CIC 1917 e no nº 8, do parágrafo nº 2, do cânone 1284 do CIC 1983. A documentação inclui os relatórios e cópias de cartas enviadas ao Patriarcado e à diocese de Setúbal.

Registos de assiduidade
PT SCR FSCR/B/B/06 · Série · 1959 - 2002
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto documental destinado a controlar a assiduidade do pessoal que prestava serviço no Santuário. Inclui livros de ponto e maços de cartões de ponto.

Capela do Santuário de Cristo Rei
PT SCR FSCR/A · Secção · 1959 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto documental relativo ao exercício dos poderes de ordem do reitor, ou seja: a proclamação da palavra de Deus, a santificação dos fiéis e a administração dos sacramentos. Integra documentos destinados a registar os atos de culto, os sacerdotes que os celebram, as intenções dos fiéis, as peregrinações e a administração dos sacramentos do batismo e do casamento, assim como Programas Pastorais. Inclui também documentos de despesa e registos de receita e despesa elaborados por D. Maria de Jesus Atalaya, entre 1961 e 1992. A capela manteve contabilidade autónoma, desde 1960 a 1977. Esta secção inclui uma subsecção com a documentação produzida pelo Vicariato Paroquial de Cristo Rei que existiu entre 1977 e 1999, para manter a ligação à diocese de Lisboa do território onde estava o Santuário e o Seminário de S. Paulo.

Administração económica I
PT SCR FSCR/B/D · Subsecção · 1959 - 2007
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Subsecção que reúne a documentação relativa ao registo e controlo das receitas e das despesas, à venda de bilhetes, ao relacionamento com os bancos e à preparação das contas anuais.

Registos do caixa
PT SCR FSCR/B/D/03 · Série · 1959 - 1979
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjuntos de livros destinados a registar as receitas e despesas do Santuário e os respetivos saldos. A escrituração foi executada pelo administrador, P. Domingos Luís Morais.

PT SCR FSCR/A/01 · Série · 1959 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Registos dos sacerdotes, bispos e cardeais que celebram missas no Santuário. Discriminam as datas, nomes, diocese de origem, residência e função. As folhas do livro possuem para tal os campos: Dies celebrationis, nomen, diocesis incardinationis, domicilium actuale e munus. O livro está na sacristia em lugar visível e são os próprios eclesiásticos que elaboram o respetivo registo. Tem termo de abertura assinado pelo primeiro reitor em 25 de outubro de 1959. O livro é igual aos que eram usados no Santuário de Fátima e foi cedido pelo referido Santuário ao primeiro reitor em 9 de julho de 1959 (ver série PT-SCR/FSCR/BA/06).

Registos das peregrinações
PT SCR FSCR/A/02 · Série · 1959-1978, 2001
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Registos de 556 peregrinações, com a menção de serem cópias de um livro próprio, discriminam a origem dos peregrinos, as datas e o nome do assistente espiritual que as acompanha. Tem uma folha solta com relação das peregrinações em dias certos. Inclui ainda uma folha impressa que resume o número de peregrinações no ano de 2002, identificando a origem dos peregrinos estrangeiros por país e dos nacionais por paróquia e movimento.

Documentos de despesa
PT SCR FSCR/B/D/01 · Série · 1959 - 2004
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto dos documentos relativos às despesas do Santuário com a aquisição de produtos de higiene e limpeza, material de escritório, produtos de consumo para o bar, artigos religiosos e livros para as lojas e materiais de construção para obras de construção, ampliação e manutenção. Inclui as faturas do empreiteiro Severo de Carvalho.

Mapas de receitas
PT SCR FSCR/B/D/05 · Série · 1959 - 1969
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto de mapas, discriminando as receitas mensais e os totais anuais obtidos pela exploração do elevador, das lojas e do bar.

Balanços e estatísticas
PT SCR FSCR/B/D/15 · Série · 1959 - 1970
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Mapas e gráficos das receitas, despesas e existências, elaborados pelo administrador P. Domingos Luís Morais.

Domingos Luís Morais