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02. Santuário de Cristo Rei
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02. Santuário de Cristo Rei

  • PT SCR FSCR
  • Fonds
  • 1957 -

A documentação, relativa aos atos de culto de adoração e louvor ao Coração de Jesus Cristo Rei do Universo e à administração patrimonial e financeira do Santuário, é composta por registos dos sacerdotes que celebraram missa, registos de atos de culto, assentos de batismo e de casamento. A documentação relativa à administração do santuário integra: decretos; provisões; certidões; legislação civil; correspondência; folhas de vencimentos; registos de assiduidade; o processo do concurso para a escolha do Plano Geral de Desenvolvimento dos terrenos do Santuário; peças escritas e desenhadas de projetos de construção de edifícios; bilhetes do elevador; registos de controlo da venda de bilhetes; documentos de despesa; registos de despesas e receitas; contas e relatórios anuais.

Santuário de Cristo Rei

Registos das celebrações

Inclui um conjunto de folhas com o registo mensal dos atos de culto, que foram realizados na capela do Santuário, que discriminam: as missas celebradas, o número de comunhões, as Horas Santas, os casamentos e os dias sem missa. Tem junto duas versões dum mapa das comunhões realizadas desde 1961 a 1978, indicando os totais mensais e as médias por cada missa.

Maria de Jesus Salema Manuel Atalaya

Registos das intenções

Livro destinado a registar as intenções apresentadas nas missas, conforme determinava o cânone 843 do CIC 1917. Tem termo de abertura lavrado pelo segundo reitor, P. Manuel de Jesus Ferreira Pires de Campos, datado de 13 de novembro de 1979.

Processos de batismo

Processos relativos aos pedidos de autorização às paróquias de origem para se realizarem batismos no Santuário. São instruídos com certificados de matrimónio religioso e civil dos pais, participações às paróquias e comprovativos do Registo Civil.

Assentos de casamento

Conjunto de livros destinados ao assento dos casamentos celebrados na Capela do Santuário. Têm termos de abertura do vigário geral da diocese de Setúbal, cónego Orlando Leitão.

Processos de casamento

Processos relativos aos pedidos de autorização às paróquias de origem, para realizar casamentos no Santuário. São instruídos com atestações do Patriarcado, certificados comprovando a realização da preparação e impressos do Santuário destinados a registar os documentos. Depois da extinção do Vicariato Paroquial de Cristo Rei, esta documentação passou a ser produzida pela Capela do Santuário (ver série PT-SCR/FSCR/AA/08).

Assento de casamento

Conjunto de livros destinados ao assento dos casamentos celebrados na Capela do Santuário. Têm termos de abertura do vigário geral do Patriarcado de Lisboa, cónego José Amaro Teixeira. Depois da extinção do Vicariato Paroquial de Cristo Rei, esta documentação passou a ser produzida pela Capela do Santuário (ver série PT-SCR/FSCR/AA/09).

Processos do Notícias do Santuário

Processos relativos à edição do jornal Notícias do Santuário, que foi dirigido pelo P. Albino Lopes. Incluem versões de artigos, provas, notas de encomenda de exemplares, envelopes e correspondência com os impressores e com o Instituto da Comunicação Social, assim como um modelo de cartolina em formato grande do título: Notícias do Santuário. Têm junto um conjunto de exemplares de todos os números editados.

Relatórios e contas

Conjunto de relatórios e contas anuais, elaborados pelo funcionário responsável pelo sector financeiro e aprovados pelo reitor, para serem remetidos ao ordinário do lugar conforme o disposto no parágrafo nº 1 do Cânone 1523 do CIC 1917 e no nº 8, do parágrafo nº 2, do cânone 1284 do CIC 1983. A documentação inclui os relatórios e cópias de cartas enviadas ao Patriarcado e à diocese de Setúbal.

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