Forum Abel Varzim - Desenvolvimento e Solidariedade

Zona de identificação

Identificador

PT/FAV

Forma autorizada do nome

Forum Abel Varzim - Desenvolvimento e Solidariedade

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

  • Nacional

Zona de contacto

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Damasceno Monteiro, n.º 1, R/C 1101 – 001 LISBOA

Localidade

Região

Nome do país

Código Postal

Telefone

Fax

Email

Nota

área de descrição

história

A ideia de criação do Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e Solidariedade remonta a um seminário de homenagem ao padre Abel Varzim, por ocasião do 30.º aniversário da sua morte, em 1994. Foi constituído como associação sem fins lucrativos por escritura pública de 27 de abril de 1996, e posteriormente adotado a forma de organização não-governamental com o objetivo de promover a cidadania e a intervenção consciente dos cidadãos na sociedade. A Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Doutrina Social da Igreja são as suas referências principais.
As linhas fundamentais da atuação do Forum inscrevem-se nos eixos centrais da conduta do padre Abel Varzim no espaço público, como sejam a justiça social, os direitos humanos e a defesa da liberdade e da dignidade humana.
Como associação, é dotada dos seguintes órgãos: assembleia-geral, direção e conselho fiscal. As suas atividades consistem na organização de colóquios, debates e cursos em torno dos problemas sociais e do desenvolvimento e na publicação de obras de Abel Varzim ou que promovam o seu legado. Regularmente, promove a publicação da revista Transformar.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervos documentais

O acervo mais relevante à guarda da instituição é a coleção documental Abel Varzim, constituída por um repositório de textos de autoria do Padre Abel Varzim, redigidos nas suas múltiplas fases de vida e de textos publicados sobre esta figura da cultura portuguesa, os quais foram recolhidos sob a coordenação e por iniciativa de João Gomes, presidente em 1996 do Forum Abel Varzim – Desenvolvimento e Solidariedade.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

2.ª feira – 15:00 / 18:00 horas
4.ª feira – 15:00 / 18:00 horas

Condição de acesso e uso

O acervo está acessível localmente a todos os investigadores nacionais ou estrangeiros maiores de 18 anos, mediante marcação, usando para o efeito o mail geral.

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

2021-05-31

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Quem somos [Em linha]. Lisboa: Forum Abel Varzim, 2021. [Consult. 25 jun. 2021]. Disponível em WWW: < URL: https://forumabelvarzim.pt/quem-somos/ >.

Notas de manutenção

Criado por Alice Borges Gago.

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Área de transferência

Contacto principal

Rua Damasceno Monteiro, n.º 1, R/C
1101 – 001 LISBOA