Documento composto 008 - Escolas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau. Recortes de jornais

PT/PSN/ISSNC/A/E/06/008

• 1865 - 1917 (Produção)

6 cap. (70,5 x 55,5 cm); papel

Capilhas com notícias selecionadas de diversos periódicos sobre as escolas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau e outros documentos relacionados com as mesmas: dois exemplares impressos do "Regulamento interno da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa" (1869-10-05); dois exemplares da ata da sessão inaugural da nova escola de ensino gratuito instituída em memória do senhor D. Pedro V pela irmandade (1865-06-19); coleção de recortes de diversos jornais ("Luta", "A Capital", "Diário de Notícias", "O Mundo", "O Século", "A Ordem", "O Jornal do Comércio e das Colónias"; e, a "Época", sobre a irmandade e sobre as suas escolas: sessões solenes para a entrega de prémios dos alunos que ficaram aprovados nos exames; bons resultados obtidos pelos alunos das escolas da irmandade; publicação das contas de gerência da irmandade; iniciativa da comissão de alunos e alunas da escola da irmandade em fazer um peditório junto dos comerciantes da freguesia para com o montante reunido adquirirem tabaco para enviar ao Corpo Expedicionário Português (1917); homenagens prestadas pelos alunos e alunas aos seus professores por ocasião dos seus aniversários; início das aulas de ginástica pelo professor Alberto Cosmeil no terraço das escolas da irmandade, e início das obras de uma nova marquise para recreio dos alunos (1915-06-27); festas comemorativas do final do ano letivo com a presença do presidente da república, Bernardino Machado; proposta de lei na qual o ministro da Instrução propõe que os donativos em dinheiro e em papéis de crédito que estavam depositados na Caixa Geral de Depósitos que pertenciam ao extinto Fundo da Instrução Primária e depois foram transferidos para a Conta do Tesouro fossem entregues às corporações a quem as doações foram feitas ("A Luta", n.º 3475, de 21 de agosto de 1915); notícia da aprovação de alunos das escolas da irmandade no exame de admissão à Escola Comercial Rodrigues Sampaio com lista nominal e classificações obtidas; notícias sobre a inauguração das novas escolas da irmandade em 11 de outubro de 1914, entre as quais a do jornal "República", de 12 de outubro de 1914, que publica um artigo onde se pode ler na página três: "Pode considerar-se modelar essa instalação na qual a luz entre a plenos jorros e cujo material pedagógico é perfeitíssimo. Na «terrasse» para recreio, no salão de inverno, no refeitório como na aula tudo é claro, alegre e de molde a tornar fácil e atraente às crianças a escola. São também muito confortáveis os gabinetes dos professores possuindo todas as salas esterilisadores para a água."; notícias sobre as assembleias da Mesa Administrativa da irmandade para discutir orçamentos e sobre o projeto para a construção das novas escolas (entre as quais a do "Diário de Notícias", de 1 de abril de 1911); notícia publicada sobre o cinquentenário sobre a proposta de José Miguel Anastácio de Abreu com colaboração do Dr. Silvério A. Barata Salgueiro para a criação das escolas da irmandade que resultou na sua inauguração em 19 de junho de 1865, sendo que o novo edifício foi atualmente construído na parte traseira do templo e inaugurado a 11 de outubro de 1914 ("Diário de Notícias", de 19 de junho de 1915).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Script do material

Notas ao Título: Tít. atribuído.

Notas à Dimensão e Suporte: A documentação é constituída por folhas extraídas de diversos jornais com diversas dimensões. A dimensão que consta no campo respetivo diz respeito ao "O Jornal do Comércio e das Colónias", n.º 18:206, de 17 de outubro de 1914, que é o de maiores dimensões.

Notas ao Sistema de Organização: Existem falhas na ordenação cronológica dos documentos.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam encarquilhamento e pequenos rasgos.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados