Documento composto 011 - Escolas. Correspondência e outros documentos das escolas da Irmandade

PT PSN ISSNC/A/E/04/011

Escolas. Correspondência e outros documentos das escolas da Irmandade

• 1911-02-28 - 1916-11-11 (Produção)

1 cap. (33 x 22,5 cm); papel

Documentação diversa relativa às escolas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau: cartas, bilhetes-postais e cartões-de-visita de resposta de professoras e professores a anúncios colocados pela irmandade no 'Diário de Notícias' para a contratação de professores(as) auxiliares; cartas de educadores de educação solicitando a devolução das certidões que haviam ficado na escola por ocasião das matrículas; recibo de aluna a asseverar o recebimento do prémio que lhe era devido por ter sido aprovada no seu exame do segundo grau, relativo ao ano letivo de 1913-1914; contratos de arrendamento firmados entre o senhorio Luís Caetano Pereira e a irmandade, enquanto inquilino, relativamente ao segundo direito e terceiro andar esquerdo do prédio da rua dos Douradores, 72, 2.º Bairro da freguesia de São Nicolau, onde eram ministradas as aulas das escolas do sexo feminino e masculino, respetivamente; carta de aluno a solicitar à irmandade a doação de um par de botas; relações dos(as) alunos(as) da 1.ª, 2.ª e 3.ª classe que frequentavam o 'Colégio Cibele', sito na rua de São Nicolau, n.º 41, 3.º, a expensas da irmandade e respetivas despesas com material escolar (livros de leitura, de exercícios ortográficos, cadernos, papel, lápis) (1911); inventário da mobília e mais utensílios existentes na escola do sexo masculino e do feminino da irmandade, assinados pelos professores; minuta de documento onde se pretende ver nomeado o irmão Dr. António de Jesus Lopes, laureado com o curso completo de Medicina pela Escola Médica Cirúrgica de Lisboa para o cargo de facultativo da irmandade após o pedido de exoneração do Dr. Eduardo Augusto Mota; minuta do regulamento para as aulas de instrução primária instituídas pela irmandade em 19 de junho de 1865 e 9 de janeiro de 1876, nesta última data para o sexo feminino e na primeira para o sexo masculino.

Notas ao Título: Tít. atribuído.

Notas ao Sistema de Organização: Existem falhas na ordenação cronológica dos documentos.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam foxing, encarquilhamento, rasgos e lacunas no papel.