Documento composto 015 - Despesas e receitas da irmandade

PT PSN ISSNC/A/B/04/015

Despesas e receitas da irmandade

• 1870-01-30 - 1772-04-24 (Produção)

1 cap. (32 x 22 cm); papel

"Conta geral da receita e despesa do cofre de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, concernente ao ano económico de 1870 a 1871, extraída fielmente do Livro de Contas a folhas 35". Contém uma relação das contas da despesa e receita da irmandade, apresenta o "Número de verbas", as quantias das várias rubricas, a aprovação da Casa do Despacho e a cópia do "Auto de tomada de Conta" pelo administrador do Bairro Central de Lisboa.
Juntamente, acham-se receituários prescritos com as seguintes informações: no cimo a indicação "Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da Paróquia de São Nicolau de Lisboa", o nome do doente, morada, a medicação, indicação do modo de usar ou tomar, posologia, preço, assinatura do enfermeiro; relações mensais dos doentes socorridos pelo enfermeiro da irmandade. Apresentam a relação nominal dos doentes e as quantias despendidas. Acompanham várias petições com as seguintes informações: pedido de auxílio do doente; nota do escrivão encarregando o enfermeiro de dar parte acerca da condição do doente, ouvindo o facultativo; ordem do juiz e mesários para que o facultativo socorra o doente no período de tempo determinado; atestado do padre acerca da condição de pobreza do doente; nota do enfermeiro informando que o facultativo visitará o doente e informará da sua condição; nota de visita do facultativo ao doente, com informações sobre a condição em que se encontra; contas de despesa realizadas com o doente. Juntamente, acham-se impressos com a data, nome do doente, morada, o período de tempo de "Abono de subsidio", "Pagamento dos socorros pecuniários" com as respetivas datas, "Observações do facultativo", data e hora das visitas do facultativo e/ou enfermeiro. Acompanham contas e recibos de despesa com esmolas concedidas, funerais, despesas de expediente, despesas no Hospital Nacional de Real de S. José, entre outras.
Os processos encontram-se organizados por mês e dia.

Notas ao Título: Tít. atribuído. Título original: "Documentos que esperam a aprovação das contas pelo governo para terminarem as ordens de pagamento a que dizem respeito. Aprovadas em sessão do Conselho de Distrito de 30 de julho 1812".

Nota a Dimensão e Suporte: Dimensão da "Conta geral da receita e despesa do Cofre de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, concernente ao ano económico de 1870 a 1871" planificada: 31 x 42,5 cm.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Observam-se rasgões nas extremidades dos fólios, várias manchas de tinta e manchas de origem desconhecida.