Coleção MA - Coleção de Margarida Abreu

Zona de identificação

Código de referência

PT/UCP/CEHR/MA

Título

Coleção de Margarida Abreu

Data(s)

  • 1952-05-12 - 1975-[?]-[?] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

100 documentos; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1931-01-16-)

História biográfica

Maria Margarida Abreu Teixeira da Costa nasceu em 1931-01-16. Ingressou no Instituto Superior de Serviço Social (ISSS-L) de Lisboa em 1950, onde se formou como assistente social. tendo complementado a sua formação com diversos cursos nesta área. Em 1954 integrou o corpo docente do ISSS-L, A partir de 1963 (até 1970) integrou a direção do Instituto, tendo ainda exercido o cargo de subdiretora para os Assuntos Pedagógicos (1968-1970). Posteriormente desempenhou funções no Ministério da Educação Nacional, participando no Grupo de Estudo para a Reforma do Ensino (1970/71). Na Universidade Católica Portuguesa desempenhou funções diversas donde se destacam as de diretora adjunta dos Serviços Sociais (1981-1997), docente com regência na Licenciatura em Serviço Social (entre 2001/02 e 2005/06) e coordenadora adjunta do Curso de Serviço Social (2002/03).

História do arquivo

Documentação doada, com caráter definitivo, ao Centro de Estudos de História Religiosa em dezembro de 2012 e janeiro de 2014 por Margarida Abreu.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Conjunto documental heterogéneo produzido por Margarida Abreu, de caráter religioso. Documentação produzida por Margarida Abreu na sequência da sua participação no I Congresso da Juventude Universitária Católica decorrido entre 16 e 19 de abril de 1953. Folhetos e brochuras com os programas das sessões, brochura com o "Guia Litúrgico" ficha de inscrição, 4 números do "Boletim de Informação" do Congresso, resumos das sessões de estudo dos encontros no Porto e em Coimbra, documentação de apoio às teses debatidas, esquemas das reuniões parciais, "Resultados do apuramento dos Inquéritos" (Maço 1). Documentação relacionada com os incidentes na Capela do Rato, ocorridos entre 30 de dezembro de 1972 e 1 de janeiro de 1973, na sequência da mensagem do papa Paulo VI para o Dia Mundial da Paz: coletânea de frases acerca da paz, cópia de correspondência, relato dos acontecimentos ocorridos, carta aberta ao bispo de Lisboa, recortes de jornal, cópia do pedido de renúncia ao mandato de deputado da Assembleia Nacional de João Pedro Miller Guerra, de 6 de fevereiro de 1973 e cópia de carta de Francisco Sá Carneiro ao presidente da Assembleia Nacional, de 25 de janeiro de 1973 (Maço 2). Documentação relacionada com a Universidade Católica Portuguesa: brochura "Da universidade laica à universidade com Deus" da autoria de José de Oliveira Ascensão, de 1964. Documentação de suporte ao Congresso dos Delegados das Universidades Católicas, realizado em Roma de 20 a 29 de novembro de 1972. Folheto "La universidad catolica en el mundo moderno". Comunicados, apontamentos de reuniões, atas de reuniões, propostas de constituição e organização de cursos, relatórios, deliberações e textos de reflexão produzidos pelos diversos órgãos académicos, de professores e de alunos, inseridos no debate havido entre os anos 1974-1975 acerca da constituição e organização da Universidade Católica Portuguesa (Maço 3).

Avaliação, selecção e eliminação

Não se verificaram ações intencionais de avaliação, seleção ou eliminação de documentos.

Ingressos adicionais

O arquivo está aberto a novos ingressos documentais, desde que diretamente relacionados e produzidos por Margarida Abreu. O seu ingresso será feito através de guia de remessa, com a devida contratação por escrito.

Sistema de organização

Cronológico.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Este arquivo possui o estatuto legal de arquivo privado – arquivo reunido por uma entidade privada, com documentação de origem privada. A este tipo de arquivos aplicam-se as disposições que dizem respeito aos direitos de personalidade dos art.ºs 70.º a 81.º do Código Civil (Decreto-Lei n.º 47344/1966, de 25 de novembro - atualizado até à Lei n.º 82/2014 de 30 de dezembro). O n.º 1 do art.º 80 deste diploma determina que “Todos devem guardar reserva quanto à intimidade da vida privada de outrem”. Aos documentos confidenciais ou que se refiram à intimidade da vida privada, e que estejam na posse de terceiros, aplicam-se os preceitos dos art.ºs 71.º e 76.º, pelos quais os documentos só podem ser utilizados e/ou publicados com o consentimento do seu autor, ou, depois da morte deste, pelo “cônjuge sobrevivo ou qualquer descendente, ascendente, irmão, sobrinho ou herdeiro do falecido” (nº 2; art.º. 71º). No caso de documentos não confidenciais, o depositário “só pode usar deles em termos que não contrariem a expectativa do autor” (art.º 78º). Não são aplicáveis as restrições de comunicabilidade impostas no art.º 17º da Lei Geral de Arquivos - Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de janeiro.

Condiçoes de reprodução

A reprodução dos documentos, independentemente da técnica utilizada, está sujeita ao estado de conservação dos mesmos e à boa justificação dos fins a que se destina.

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

A documentação encontra-se em estado razoável de conservação. De um modo geral a leitura dos documentos não está comprometida.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

12 de março de 2015

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Patrícia Matias Pereira.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados