Série 02 - Atas

Zona de identificação

Código de referência

PT PSN ISSNC/A/A/02

Título

Atas

Data(s)

  • 1828-05-10 - 2009-06-15 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

1 cap.; 28 liv.; papel.

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Inclui as atas das sessões ordinárias e extraordinárias e as deliberações votadas e aprovadas pela Mesa Administrativa. As atas incidem sobre os mais diversos assuntos tratados nas sessões, sendo os mais recorrentes os que se enumeram: discussão e respostas a requerimentos e propostas apresentadas; conferência dos cofres do Santíssimo e da Caridade; apresentação da receita e da despesa pelo tesoureiro que serve a Mesa; leitura dos ofícios dos secretários da Mesa da Assembleia Geral remetendo os relatórios das mesas transatas e os pareceres das comissões revisoras; discussão e aprovação dos orçamentos do Cofre da Caridade para o ano económico vindouro; questões relativas à nomeação dos empregados da irmandade, à administração das capelas, legados pios, foros e outros bens da congregação; às festividades obrigatórias; à assistência e beneficência aos irmãos e viúvas de irmãos pobres e paroquianos pobres.
Salientamos, a título ilustrativo, os assuntos abordados nas atas de 18 de novembro de 1842, de 12 de janeiro de 1843, e de 9 de fevereiro de 1843: as duas primeiras versam sobre a questão de constituir uma comissão para averiguar sobre a situação do Pinhal denominado “do Teófilo”, o qual fora instituído por Manuel Borges de Brito e era administrado pela irmandade, havendo João Coelho de Abreu apresentado à Mesa a intenção de o sub-rogar, a fim de a dita comissão dar o seu parecer sobre a sub-rogação pretendida ou a conservação da administração pela irmandade. A ata de 9 de fevereiro de 1843 versa sobre questões relacionadas com as eleições para a constituição da Mesa.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Ordenação cronológica e alfabética.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em seda crua ou seda crua e pele trabalhada na lombada e/ou nas pontas e em papel ágata. Algumas encadernações apresentam deterioração por o tecido estar a descolar-se e o cartão da parte da lombada apresentar rasgos superficiais e/ou lacunas na pele, alguns fólios estão a soltar-se do corpo do livro, sujidade, foxing, sinais da ação de bibliófagos; a documentação avulsa apresenta foxing, sujidade, borrões de tinta, pequenos rasgos nas extremidades, por vezes com perda de informação, e trespasse de tinta.

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    A incumbência atribuída ao 1.º e 2.º escrivão de lavrar as atas das sessões da Mesa Administrativa e da Assembleia Geral são referenciadas no ponto 2.º do art.º 41.º do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa” aprovado em 1857. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso