PAPIR - Plataforma de Arquivos Pessoais e de Instituições Religiosas é um projeto do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), lançado em junho de 2015. É um trabalho em progresso que, no presente, permite já o acesso a cerca de 20.000 registos de descrição arquivística, distribuídos por 24 acervos documentais, e 700 objetos digitais. É objetivo dos seus responsáveis a agregação futura dos registos e imagens de múltiplos outros acervos que se venham a organizar e descrever no âmbito do CEHR ou de outras entidades detentoras de arquivos que queiram associar-se a este projeto.

Assente nos conceitos da descrição normalizada de arquivos definitivos, do acesso livre à informação e das humanidades digitais, o projeto visa usar as potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação, com recurso ao software AtoM (https://www.accesstomemory.org/), para alcançar a valorização e salvaguarda do património documental português, contribuindo para a fruição cultural desse património, para a memória histórica e para a promoção e disseminação do conhecimento à escala global.

A informação aqui disponibilizada é de acesso livre para efeitos de consulta e investigação científica. No entanto, a reprodução dos objetos digitais depende da autorização das instituições detentoras dos respetivos fundos arquivísticos.


Para mais informações, visite o website do CEHR ou contacte a equipa do projeto (papir@portal.cehr.ft.lisboa.ucp.pt).


Equipa responsávelConsultoria do Grupo de Trabalho de Arquivística
Paulo Fontes (coordenação científica)Alexandra Xisto
José António Rocha (coordenação executiva)Jacinto Salvador Guerreiro
Paulo Alexandre Alves (suporte informático)Luís Lima
Bruno Leal (webdesign)Paulo Gonçalves
Patrícia Matias Pereira
Ricardo Aniceto
Rúben Oliveira

 


Voltar à página inicial