Lusitania Sacra

Lusitania Sacra (ISSN: 0076‑1508, ISSNe: 2182‑8822) é uma revista científica de periodicidade semestral editada pelo Centro de Estudos de História Religiosa. Tem por missão promover e divulgar o estudo da História a partir do fenómeno religioso. Centrada na religião enquanto instância de análise da sociedade, o seu escopo é o conhecimento das interações entre dinâmica social e dinâmica religiosa. Aberta ao conjunto da comunidade científica, a revista preenche um campo único na historiografia portuguesa.

Lusitania Sacra surgiu em 1956 como órgão do então Centro de Estudos de História Eclesiástica, tendo sido publicados 10 volumes até 1978. Com a integração do Centro, agora Centro de Estudos de História Religiosa, na Faculdade de Teologia, em 1984, iniciou-se nova série da revista, em 1989, inicialmente com periodicidade anual e, desde 2011, com periodicidade semestral.

Desde 2015, a revista tem edição simultânea em versão impressa e versão eletrónica. Pratica a política de acesso aberto, embora com um embargo de seis meses no acesso à versão eletrónica dos artigos e das notas de investigação publicados.

Os artigos submetidos à Lusitania Sacra podem ser redigidos em português, castelhano, francês, inglês ou italiano e são sujeitos ao processo de arbitragem científica (peer review).


Imagem de capa da revista

Lusitania Sacra está referenciada por diversos sistemas e bases de dados de informação bibliográfica, conforme referido em Indexação / Bases de dados. Destacam-se os seguintes: