Equipa

Paulo F. de Oliveira Fontes (coordenador) - Doutor em História pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), onde é professor e diretor do CEHR. Vogal da Comissão Diretiva do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist), que reúne quatro universidades (ULisboa, UÉvora, UCatólica e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa). No CEHR, co-coordena duas linhas temáticas - “Poder, movimentos e instituições religiosas” e “Memória, mediações e materialidades do religioso” -, no âmbito das quais desenvolve o seu trabalho de investigação e orienta projetos de doutoramento e de pós-doutoramento.

Nuno Estêvão Ferreira (coordenador-adjunto) - Doutor em Ciências Sociais (especialidade Sociologia Política) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Membro do CEHR, integra atualmente o Conselho de Direção. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no CEHR. Docente na Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona. Os seus interesses de investigação situam-se na relação estabelecida entre corporativismo e catolicismo na Europa do pós-guerra, nos regimes autoritários da Península Ibérica, e nos processos de secularização das sociedades europeias contemporâneas.

David Soares - Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) antes da entrada em vigor do Processo de Bolonha. Completou uma pós-graduação em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Investigador júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), trabalha na área da História Religiosa, com destaque para as relações entre experiências religiosas, comportamentos e dinâmicas sociais. Os seus interesses de investigação incluem dinâmicas de secularização em contextos católicos, saúde mental, movimento católico e associativismo juvenil. É membro do CEHR-UCP.
Curriculum Vitae

Luís Ferraz - Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT-UCP), com a dissertação “As Aparições de Fátima e o seu impacto local (1917-1927): Leitura histórico-teológica a partir do semanário O Mensageiro”. Foi chefe de redação do semanário "O Mensageiro" e da revista "Leiria-Fátima - Órgão Oficial da Diocese". É secretário do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima, diretor-adjunto do semanário diocesano “Presente Leiria-Fátima” e diretor do "Jornal da Golpilheira", que fundou em 1996.

Maria Isabel R. dos Santos - Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP). Docente na Licenciatura em Serviço Social da FCH-UCP. Investigadora no Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia (UCP) nas áreas da Profissionalização e da Identidade do Serviço Social em Portugal. Colabora com o CEHR. Membro do Conselho Assessor do Centro de Estudos de História do Atlântico. Está a concluir doutoramento em Serviço Social na FCH-UCP, na qualidade de bolseira da FCT.

Paula Borges Santos - Doutora em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Investigadora do Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH-UNL e do CEHR. Coordenadora do Grupo de Investigação Justiça, Regulação e Sociedade do IHC-UNL. Bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia no IHC-UNL e do Centro Studi sull’Europa Mediterranea (CSSEM) da Università di Viterbo (UV- Itália). Áreas de investigação: sistemas políticos, corporativismo, história do direito e da justiça, relações entre Estado e Igreja Católica, políticas públicas e conflitos sociais.

Paulo Bruno Alves - Doutor em Ciências da Comunicação (especialidade de História da Comunicação), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FL-UL), com a dissertação “A Imprensa Católica e a Primeira República: do fim do jornal A Palavra (1911) ao Concílio Plenário Português (1926)”. Investigador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP), e colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC). É jornalista do “Jornal da Beira” e docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV-IPV).

 

Sandra Duarte